O Mozilla Thunderbird é um software gratuito para gerenciamento de e-mail com diversos recursos que o tornam uma boa opção para quem quer centralizar mensagens de várias contas e mantê-las disponíveis offline. O programa também permite a integração com o Google Calendar, tem diversos recursos para organizar melhor sua caixa de entrada e aceita uma grande quantidade de complementos que liberam novos recursos, como enviar anexos diretamente do Dropbox. Confira 5 dicas elaboradas pelo TechTudo para tirar o máximo dele.
1) Utilize atalhos de teclado para agilizar a leitura e arquivamento de e-mails
Os atalhos evitam o uso do mouse e fazem o usuário ganhar tempo para cumprir tarefas realizadas com frequência. Confira alguns dos principais atalhos. Caso use o MacOS, substitua a tecla CTRL por Command;
Enviar novo e-mail: CTRL + N
Responder ao remetente: CTRL + R
Responder a todos os remetentes: CTRL + SHIFT + R
Encaminhar mensagem: CTRL + L
Obter novas mensagens: F5
Abrir mensagem em uma nova janela: CTRL + O
Arquivar mensagem: A
2) Adicione complementos para ter novos recursos
Assim como Firefox e Chrome, o Thunderbird tem uma série de complementos que adicionam novas funções ao software. Para visualizar a galeria delas, acesse o menu “Complementos”. Para instalar uma, selecione o complemento e depois clique em “Adicionar ao Thunderbird”;
3) Faça um backup de todo o conteúdo do Thunderbird no Windows
Sabemos como computadores podem dar problemas de repente. Por isso, é importante guardar um backup das informações que estão nele. Para copiar todo o conteúdo do Thunderbird (mensagens, contatos, conversas etc), utilize o menu “executar” digitando “%appdata%”.
No Windows Explorer, procure a pasta “Thunderbird”. Depois de entrar nela, é só copiar a pasta “Profiles” para um HD externo ou outro computador de sua preferência. No MacOS, o caminho é “”~/Library/Thunderbird/Profiles/”. No Linux, “~/.thunderbird”;
4) Filtre suas mensagens em pastas
Deixar todas as mensagens na caixa de entrada pode dificultar a leitura dos e-mails diários. O Thunderbird permite criar pastas e filtros para redirecionar as mensagens automaticamente.
Para isso, é só clicar em cima de uma conta com o botão direito e depois selecionar “nova pasta”. Com a pasta criada, vá no menu lateral direito e clique em “filtros de mensagem”. Depois de selecionar as categorias que você quiser, é só clicar em OK;
5) Use tags para organizar seus e-mails
Você pode criar pastas e filtros, mas para classificar uma mensagem de uma maneira mais visual, use as tags já pré-programadas no Thunderbird. Selecione uma mensagem e tecle 1 para “Importante”, 2 para “Trabalho, 3 para “Particular”, 4 para “Pendente” e 5 para “Adiar”.
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